×

A toxina botulínica pode ser utilizada para aliviar a enxaqueca. O toxina botulínica para enxaqueca promove o relaxamento muscular impedindo que os neurotransmissores levem os sinais de dor até o músculo, reduzindo assim a enxaqueca. O tratamento pode ser realizado no próprio consultório médico, dura de 6 meses a um ano dependendo do local aplicado e permite o retorno a rotina no mesmo dia.

A enxaqueca é uma dor de cabeça persistente que pode ser acompanhada por náusea e hipersensibilidade à luz e aos sons. Considerada uma das dez doenças mais incapacitantes do mundo, tem maior incidência entre os 25 e 45 anos. Os sintomas podem durar mais de 15 dias, sendo a cefaleia considerada crônica quando persiste por mais de três meses. Nesse casos geralmente demanda um médico especialista em dor, sendo o neurocirurgião um dos profissionais reconhecidos para tratamento da dor e normalmente requisitados para tratar o problema.

É difícil saber a causa exata de uma enxaqueca, situações de estresse e ansiedade, curtos períodos de sono e, até mesmo, ciclos hormonais, especialmente no caso das mulheres, podem desencadear a dor. O tratamento da enxaqueca convencional pode ser realizado com analgésicos comuns, opioides que atuam diretamente no sistema nervoso central ou antagonistas de serotonina que atuam nas artérias cerebrais para aliviar náuseas e vômito. Existem ainda duas abordagem possíveis, o tratamento profilático, quando é feito o uso de medicamentos de uso contínuo para prevenir os sintomas e o tratamento com anti-inflamatórios, que aliviam os períodos de crise da doença.

Tratamento com toxina botulínica para enxaqueca

A toxina botulínica é uma alternativa minimamente invasiva para tratamento da enxaqueca que pode ser indicada quando os tratamentos convencionais demonstram pouco ou nenhum resultado ou quando o paciente deseja um efeito mais duradouro. O toxina botulínica pode ser aplicado na região frontal, lateral ou traseira do crânio e até mesmo no início da coluna cervical, conforme os relatos de dor do paciente.

A toxina impede a comunicação do cérebro com o músculo, bloqueando os neurotransmissores que enviam os sinais de dor. O tratamento com toxina botulínica para dor de cabeça crônica costuma ter maior duração do que nos procedimentos estéticos devido a menor espessura do músculo na região, o que mantém o produto concentrado. A duração do toxina botulínica para enxaqueca no couro cabeludo, a parte externa do crânio, também chamada de pericrânio, pode durar até um ano.

Hábitos saudáveis como a prática regular de exercícios físicos, dieta equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool e café ajudam a controlar os sintomas. A aplicação de toxina botulínica para enxaqueca depende de consulta médica presencial onde serão avaliadas as condições físicas e o histórico clínico do paciente para entender melhor o comportamento da dor antes de definir o tratamento mais adequado.