O que é espasticidade?
A espasticidade ocorre quando alguns músculos ficam tensos e/ou rígidos, causando a impossibilidade de movimento dos mesmos. Essa condição neurológica anormal pode ser causada por alguma lesão cerebral, lesão medular, AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, entre outras. Os sintomas da espasticidade são rigidez muscular e articular, espasmos, dores, dificuldade em se locomover, muitos desses pacientes possuem dificuldades graves de vestir roupas e lavar as mãos pelo enrijecimento do corpo.
Um dos tratamentos indicados para a espasticidade é a aplicação de toxina botulínica no músculo espástico, para que ocorra o relaxamento da musculatura, viabilizando a realização de tarefas diária. Esse relaxamento contribuirá muito na fisioterapia motora. Além disso, trata-se de uma técnica pouco invasiva e de resultados satisfatórios, sem necessidade de anestesia, nem internação hospitalar. Suas principais complicações são equimoses, hematomas, alergia a toxina botulínica e flacidez exagerada do membro, caso aplicada em altas doses.
Antes de realizar o procedimento, o paciente deve consultar um médico neurologista/neurocirurgião, para que o seu quadro clínico seja avaliado. Os efeitos do tratamento permanecem entre quatro e cinco meses, havendo necessidade de reaplicação após a absorção do produto pelo organismo.